Os participantes e assistidos da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) alcançaram reservas que superam R$ 4 bilhões na primeira quinzena de março. Esse resultado reflete o crescimento constante da Fundação no segmento de previdência complementar de servidores públicos e a consolida como a maior entre as vinculadas a entes federativos, atrás somente das patrocinadas pela União.
Para o presidente Sylvio Eugenio, a confiança dos patrocinadores e participantes e o compromisso contínuo com uma gestão responsável, transparente e comprometida com a sustentabilidade de longo prazo foram essenciais para o atingimento desse marco. “Nosso propósito é levar prosperidade aos nossos participantes e seus familiares e equilíbrio atuarial aos nossos patrocinadores. Estamos comprometidos com o sucesso dos nossos clientes e com a excelência na gestão. Os resultados, que o mercado reconhece, são sempre em prol daqueles que confiam a nós o seu futuro. Continuaremos empenhados em expandir nossa atuação, fortalecendo parcerias e inovando a gestão previdenciária para levarmos novos produtos e novos serviços a um número cada vez maior de servidores públicos e entes patrocinadores”.
Os investimentos totais da Fundação são compostos por 85% do capital aplicados em renda fixa, sendo 49% deste percentual concentrados em fundos atrelados ao CDI e 36% em fundos exclusivos formados por Notas do Tesouro Nacional B, que garantem ganhos consistentes e proteção em períodos de instabilidade. Os outros 15% dos recursos estão alocados em Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), renda variável, fundos imobiliários, aplicações no exterior e empréstimos.
O modelo de gestão adotado pela Prevcom é fundamentado na Alocação Estratégica, com foco na construção de resultados sustentáveis no longo prazo. “Os investimentos são realizados de forma diversificada, baseados em estudos técnicos com rigorosos critérios de governança e um monitoramento contínuo. Essa abordagem tem se mostrado eficaz para alcançar retornos consistentes e superar os benchmarks estabelecidos”, ressalta Francis Nascimento, diretora de Investimentos.
Hoje, a Prevcom administra os sistemas de previdência complementar dos estados de São Paulo, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, além da capital paulista e de 28 municípios que integram o plano multipatrocinado.