Os servidores públicos inscritos na Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) destinaram R$ 5,85 milhões em recursos extras para os planos de benefícios de janeiro a setembro de 2021. O total de contribuições facultativas superou em 120% os R$ 2,65 milhões aplicados em igual período no ano passado.
O balanço dos aportes adicionais reflete uma mudança de comportamento dos participantes do sistema de benefícios. A decisão de investir montantes cada vez maiores em suas contas pessoais indica planejamento e que a renda na aposentadoria passou a ser tratada como uma prioridade.
Este tipo de contribuição funciona como termômetro do envolvimento com a questão previdenciária e demonstra conhecimento do papel das aplicações de longo prazo para garantir o padrão de vida desejado no futuro. O capital extra se soma aos aportes paritários do governo estadual e às parcelas mensais para compor a base de recursos que irá garantir maior remuneração na aposentadoria.
As transferências crescentes para as contas pessoais traduzem também o nível de informação dos servidores que, apesar do período de crise, tomaram iniciativas pautadas na manutenção e ampliação de suas reservas. Contribuem para isto o desenvolvimento de ações contínuas de orientação e a oferta permanente de conteúdos pelo programa Conta Comigo da Prevcom com o suporte da empresa especializada DSOP Educação Financeira.
Por meio dessa parceria foram realizadas "lives" com educadores financeiros abertas aos participantes sobre temas referentes a economia, orçamento, gestão de crise, investimentos, aposentadoria sustentável e a importância da integração da família na administração da renda e despesas domésticas.